• Registro de Marcas e Patentes

Cursos preparatórios para o ENEM


Cursos preparatórios para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, é uma prova formulada e organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a qual foi criada no ano de 1998 e, naquele tempo, tinha o objetivo inicial de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil.

A partir do ano de 2004 o ENEM passou a servir para pessoas que desejassem bolsas em universidades particulares, em um programa feito pelo governo federal, naquela época comandado pelo ex-presidente Lula, chamado de Programa Universidade para Todos (ProUni).

Em 2009, com o anseio de unificar os vestibulares de todas as universidades federais espalhados por todo o país, o ENEM passou a ser uma porta de entrada para essas instituições. Dessa forma, todo o processo do exame mudou, passando a acontecer em dois dias de prova, com 180 questões e uma redação.

Dessa forma, o ENEM se tornou um dos exames mais importantes na vida de uma pessoa, uma vez que é a maneira de entrar nas melhores instituições de ensino superior do país. Por isso, atualmente existem milhares de cursos preparatórios para o ENEM em todo o Brasil.

Nesse artigo, iremos falar mais sobre esses cursos, o modo como eles funcionam e vários motivos de por que fazer um cursinho para o ENEM.

Como funcionam os cursos preparatórios para o ENEM?

Atualmente, o ENEM serve para ingresso nas melhoras instituições de ensino superior do Brasil, uma vez que, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), seleciona alunos para universidades federais públicas e, por meio do Programa Universidades para Todos (ProUni), seleciona os melhores colocados para ganharem bolsas em universidades particulares.

Antes de sabermos como funcionam os cursos preparatórios para o ENEM, é necessário saber como a prova em si funciona. De forma geral e bastante resumida, o Exame Nacional do Ensino Médio consiste, atualmente, em dois dias de prova, feitos em dois domingos diferentes – com espaço de uma semana entre eles – e com 180 questões objetivas mais uma redação.

As questões são separadas de forma igualitária – 45 questões para cada – por área de conhecimentos, as quais:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias, cobrando matérias como química, física e biologia;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias, cobrando matérias como História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias, cobrando matérias como Português, Literatura, Artes e Línguas, podendo o candidato optar entre inglês e espanhol;
  • Matemática e suas tecnologias;

Bom, agora que já sabemos como funciona o Enem de uma maneira geral fica mais fácil saber como funcionam os cursinhos preparatórios para esse exame. Diferentemente do método de ensino das escolas tradicionais, esses cursos possuem um método bem mais descontraído, de forma que os conteúdos fixem mais e sejam mais palpáveis ao aluno.

Além disso, todas as matérias, conceitos e áreas estudadas nesses cursos são totalmente voltados ao ENEM. Dessa forma, é bastante comum que sejam usadas provas de anos anteriores para avaliar o que mais cai nesse exame, de forma a priorizar que você passe na prova para o curso que você deseja.

Os cursinhos preparatórios também costumam ensinar várias técnicas de redação e explicar todo o funcionamento da prova, o que pode deixar o candidato bem mais tranquilo em relação ao seu resultado.

Vale a pena fazer cursos preparatórios para o ENEM?

Bom, como já falamos anteriormente, o ENEM pode ser o desafio mais importante na vida de uma pessoa, principalmente para os jovens que, a fim de se qualificarem para o mercado de trabalho, necessitam de ingressas em uma instituição de ensino superior.

Acontece que, atualmente, as pessoas ganharam mais consciência da necessidade de um certificado em universidades e faculdades, o que torna as provas do ENEM ainda mais concorridas. Para graduações mais populares, como Direito, Psicologia e Medicina, é ainda mais difícil, uma vez que as notas de corte são maiores e o número de pessoas que desejam ingressar também é muito alto.

Além disso, o preço mensal de uma graduação em universidade privada pode ser bem salgado hoje em dia, impossibilitando muita gente de ter um certificado de ensino superior. Diante disso, os cursos preparatórios para o ENEM valem a pena, pois irão te deixar consideravelmente mais preparados para o exame que, talvez, seja um dos mais importantes em toda a sua vida.

Um cursinho confiável pode te colocar a frente dos concorrentes, dando mais oportunidades para quem deseja uma qualidade de vida maior no futuro.

Como escolher qual cursinho fazer?

Agora que você já sabe da importância de fazer um curso preparatório para o ENEM, é bem provável que fique em dúvida em qual cursinho escolher. Por isso, preparamos alguns pontos que podem ser importantes nesse momento de escolha:

– Indicações de outras pessoas:

Infelizmente, é comum encontrarmos instituições de cursinho que não tem professores bem qualificados e preparados para aquele momento, mas continuam angariando vários alunos. Dessa forma, antes de qualquer coisa, é muito importante que você privilegie os cursos preparatórios que outras pessoas já indicaram. Pergunte amigos que já fizeram o exame, familiares e, se não tiver intimidade com nenhuma pessoa que já tenha feito um cursinho, procure indicações na Internet.

– Distância:

Muitas pessoas que irão fazer o ENEM ainda fazem o Ensino Médio ou mesmo já até trabalham. Dessa forma, é comum ficarmos cansados e isso compromete bastante o rendimento e o aprendizado. Por isso, é importante escolher um cursinho que não seja longe da sua casa ou do seu local de trabalho/estudo, pois esse tempo de deslocamento pode ser um definidor para o nosso cansaço,

– Preço:

Nem todas as pessoas possuem o investimento financeiro necessário para ingressar nos cursos mais renomados da cidade, que geralmente tem um preço bem maior em relação a outros. Dessa forma, é importante avaliar a relação custo x benefício, sem se deixar levar pela premissa de que o mais caro é o melhor.

– Procure cursos comunitários:

É possível observar um número grande de universidades federais que oferecem cursos preparatórios para o ENEM que são comunitários. Além de serem gratuitos, esses cursinhos possuem alta qualidade, visto que são ministrados por pessoas que já estão lá dentro da universidade.

– Considere os cursos on-line:

Muitas pessoas constroem um pré-conceito sobre os cursos online, dizendo que não ensinam direito. Bom, isso já ficou no passado e, atualmente, para algumas pessoas, os cursos feitos pelas internet podem ser a melhor opção. Isso se dá pelo fato de que estes possuem, na maioria das vezes, professores qualificados e um material quase que infinito. Além disso, são mais baratos e podem ser feitos no conforto de casa!