• Registro de Marcas e Patentes.

Crime e Castigo – Resumo e Análise


Crime e Castigo

Uma das obras mais importantes da carreira do russo Fiodor Dostoievsky, Crime e Castigo é também um dos livros clássicos da literatura internacional. Com seus típicos personagens complexos e pensativos, esse livro levanta uma série de questionamentos relevantes e atemporais.

Crime e Castigo: Resumo

Raskolnikov, um estudante empobrecido, concebe-se como um jovem extraordinário e depois formula uma teoria segundo a qual os homens extraordinários do mundo têm o direito de cometer qualquer crime se tiverem algo de valor para oferecer à humanidade. Para provar sua teoria, ele mata uma velha e desprezível penhorista e sua meia-irmã que por acaso depararam com ele de repente. Imediatamente após o crime, ele fica doente e fica inconsciente por vários dias. Quando ele se recupera, ele descobre que um amigo, Razumihkin, procurou por ele. Enquanto ele está se recuperando, ele recebe uma visita de Luzhin, que está noivo da irmã de Raskolnikov, Dunya. Raskolnikov insulta Lujin e o manda embora porque ele se ressente da atitude dominadora de Lujin em relação a Dunya.

Assim que ele pode estar de novo, Raskolnikov sai e lê sobre o crime em todos os jornais dos últimos dias. Ele conhece um oficial da delegacia e quase confessa o crime. Ele vai longe o suficiente em seu discurso que o oficial se torna suspeito. Mais tarde, ele testemunha a morte de Marmeladov, um oficial menor do governo, que é atingido por uma carruagem ao cambalear do outro lado da rua em um estado de estupor bêbado. Raskolnikov ajuda o homem e deixa todo o seu dinheiro para a viúva destituída. Quando ele retorna ao seu quarto, ele encontra sua mãe e irmã que acabaram de chegar para se preparar para o casamento com Lujin. Ele denuncia Lujin e se recusa a permitir que sua irmã se case com um homem tão mau. Na mesma época, Svidrigailov, ex-empregador de Dunya, chega à cidade e procura Raskolnikov e pede uma reunião com Dunya.

Raskolnikov ouve que o inspetor de polícia, Porfiry, está entrevistando todas as pessoas que já tiveram negócios com o velho penhorista. Portanto, ele vai para uma entrevista e sai pensando que a polícia suspeita dele. Desde que ele conheceu Sonya Marmeladov, a filha do homem morto que ele ajudou, ele vai até ela e pede a ela para ler para ele da Bíblia a história de Lázaro. Ele sente grande simpatia por Sonya, que foi forçada a se prostituir para sustentar sua família enquanto seu pai bebia constantemente. Em seu sofrimento, ela se torna um símbolo universal para Raskolnikov. Ele promete contar a ela quem assassinou o velho penhorista e sua irmã, que era amiga de Sonya.

Depois de outra entrevista com Porfiry, Raskolnikov decide confessar a Sonya. Ele retorna para ela e durante a confissão, Svidrigailov está escutando pela porta adjacente. Ele usa essa informação para tentar forçar Dunya a dormir com ele. Ela se recusa e ele se mata mais tarde na noite.

Porfiry informa Raskolnikov que ele sabe quem assassinou o penhorista. Depois de conversar com Sonya, Raskolnikov confessa totalmente o assassinato e é condenado a oito anos em uma prisão siberiana. Sonya segue-o e, com a ajuda dela, Raskolnikov começa sua regeneração.