• Registro de Marcas e Patentes.

Como funciona um chuveiro elétrico


Como funciona um chuveiro elétrico

Os chuveiros elétricos são dispositivos que são responsáveis ​​por aquecer a água a uma temperatura confortável durante o banho. Os chuveiros elétricos são uma invenção relativamente recente e faz com que a disponibilidade de água quente seja mais acessível.

Um chuveiro elétrico é um dispositivo que através de uma função que opera com eletricidade, é responsável pelo aquecimento da água que sai por um chuveiro ou chuveiro, o que é conveniente para que, quando tomar banho, as pessoas não tenham que ficar expostas à água. frio, mas para uma água que está a uma temperatura mais agradável.

O chuveiro ou chuveiro elétrico é uma ferramenta muito boa para casas ou edifícios localizados em áreas frias ou sem acesso a um aquecedor de água.

Como funciona um chuveiro elétrico?

O funcionamento de um chuveiro elétrico implica que há um elemento que aquecerá a água à medida que ela passa. A resistência é responsável pelo aquecimento da água ao passar por este dispositivo.

Quando a torneira ou alça que faz o fluxo de água através do tubo é aberto, a água chega ao chuveiro elétrico. A pressão da água faz com que um diafragma se mova, o que ativará mecanicamente um suporte que vem com dois cabos que farão a resistência alimentar e começarão a aquecer a água. Deve-se esclarecer que se a pressão do ar não for forte o suficiente, o diafragma não se move e isso fará com que a resistência não seja energizada.

Por outro lado, a temperatura da água em um chuveiro elétrico poderá ser controlada mudando a velocidade com que a água passa pela resistência. Por sua vez, observa-se que chuveiros elétricos não têm termostato, portanto, se a temperatura da água que entra varia, a temperatura do chuveiro também o faz. Em alguns que são manuais, a temperatura varia de acordo com a necessidade da pessoa.

Partes de um chuveiro elétrico – Como funciona um chuveiro elétrico

Corpo – É aquele que é responsável por conter a água.

Resistência – O dispositivo cuja função é aquecer a água graças à ação da energia elétrica.

Diafragma – É uma parte que se conecta com a resistência e os condutores no momento em que a água se abre.

Condutores – Eles fornecem energia elétrica para o resistor.

Seletor de temperatura – Através de um botão, o usuário pode escolher a temperatura na qual ele quer que a água saia no chuveiro.

Instalação de um chuveiro elétrico – Como funciona um chuveiro elétrico

Você tem que começar definindo a localização do chuveiro e isso dependerá do sistema ser eficiente. Recomenda-se que esteja a uma distância de aproximadamente um metro abaixo do tanque que fornece água e a cerca de 2 metros do chão. A conexão elétrica do balde que está ligada a uma caixa elétrica principal na casa por segurança.

O próximo passo é levar uma linha direta de energia que vai da caixa principal da casa até o banheiro em que está localizada. Uma recomendação é usar cabos THHN de 12 “. É essencial que não haja vazamentos ou vazamentos que entrem em contato com os cabos ou tomadas elétricas, por isso, antes de conectar a água, é necessário levar fita de Teflon e selar cada uma das juntas do tubo.

Neste momento o chuveiro pode ser conectado. Lembre-se de que ele está conectado diretamente ao pipeline. Você só tem que colocar a cabeça do chuveiro no bico e depois torcê-lo. Reutilize a fita Teflon para vedar a junta e não vaze. Abra a chave por um minuto para que a água corra e o chuveiro se encha. Quando terminado, o chuveiro elétrico só pode ser ligado, porque quando estiver cheio, evitará que a resistência se queime ou se danifique. Repita quando usá-lo em um dia normal.

Consumo de um chuveiro elétrico – Como funciona um chuveiro elétrico

Sua potência gira em torno de uma potência entre 4.200 e 6.800W . A principal desvantagem do chuveiro elétrico consiste no consumo de energia, uma vez que é maior do que outros meios alternativos com os quais a água é aquecida. A este respeito, devemos ter em mente que existem dicas para um consumo consciente de um chuveiro elétrico e economizar:

– Sempre feche a passagem de água ao usar sabão, esponja, xampu, etc.

– Use a menor temperatura possível. Quanto maior a temperatura, maior o consumo.

– Evite prolongar o tempo no chuveiro.

– Diferenças de um chuveiro elétrico e um banho tradicional

– Um chuveiro elétrico combina água e eletricidade em seu mecanismo e o chuveiro tradicional só cuida do fluxo de água.

– Em um chuveiro elétrico, a temperatura é regulada para atender o usuário. Em um banho tradicional, a água sai fria e, portanto, não há controle da temperatura.

– Em um chuveiro elétrico há uma sensação maior e experiência de conforto, porque a temperatura é dada ao gosto da pessoa, em um banho tradicional é necessário que a pessoa se adapte à temperatura.

– Em um banho tradicional não há risco de choque elétrico. Em um chuveiro elétrico existe a possibilidade, embora seja mínima, se tudo estiver no lugar.

Embora seja uma grande invenção no aspecto do conforto e da praticidade, o chuveiro elétrico também simboliza um alto custo financeiro, já que consome muita energia elétrica para que a resistência se aqueça a ponto de conseguir alterar a temperatura da água. É por isso que muitas residências hoje optam por usar energia solar.

Vantagens de um chuveiro elétrico – Como funciona um chuveiro elétrico

Você pode regular a temperatura de dentro do chuveiro.

É um equipamento prático para definir a temperatura do chuveiro.

Nenhuma instalação de gás é necessária.

Não precisa de uma instalação anterior.

Desvantagens de um chuveiro elétrico – Como funciona um chuveiro elétrico

O risco de uma eletrocussão aumenta porque está constantemente em contato com a água.

Eles não funcionarão com baixa pressão de água.

Seu consumo se torna maior em comparação com os aquecedores de água e tanques de água quente.

Quão seguro é um chuveiro elétrico? – Como funciona um chuveiro elétrico

Em termos gerais, chuveiros elétricos são seguros, mas um uso consciente e racional deste dispositivo é recomendado. Lembre-se de que eles estão sempre em contato com água e eletricidade, portanto, apesar de aplicar medidas de segurança de todos os tipos, existe o risco . É essencial evitar o contato com o chuveiro se você estiver molhado.

Qual a vida útil de um chuveiro elétrico? – Como funciona um chuveiro elétrico

O certo é que sua vida útil se estende com o tempo se a pessoa dá um uso cuidadoso e se faz uma manutenção correta. É sempre sugerido que a manutenção seja feita antes de iniciar a estação fria, pois o uso crescerá exponencialmente ao longo do tempo e o equipamento deverá ser preparado.

Alguns dos fatores que afetam sua vida útil são a frequência de uso e a pressão. Quanto menor a pressão e o uso, maior a sua vida. Finalmente, como em todos os aparelhos, a marca e a qualidade são relevantes. Às vezes, os produtos de marca mais caros são mais caros e, por sua vez, sua vida útil é maior.

O que é a resistência de um chuveiro elétrico – Como funciona um chuveiro elétrico

Na certa você já deve ter passado por algum problema com um chuveiro elétrico. Boa parte deles está relacionada a uma peça específica que corre o risco de se queimar, uma vez que é a responsável por esquentar a água que passa pelo aparelho.

Essa peça é a chamada resistência, um conceito primordial para entender o conceito dos circuitos elétricos.

Resistência, em eletricidade, é a propriedade de um circuito elétrico ou parte de um circuito que transforma energia elétrica em energia térmica em oposição corrente elétrica. A resistência envolve colisões das partículas carregadas que transportam corrente com partículas fixas que compõem a estrutura dos condutores. A resistência é frequentemente considerada como localizada em dispositivos como lâmpadas, aquecedores e resistores, nos quais ela predomina, embora seja característica de todas as partes de um circuito, incluindo fios de conexão e linhas de transmissão elétricas.

A dissipação de energia elétrica na forma de calor, embora pequena, afeta a quantidade de força eletromotriz, ou tensão de condução, necessária para produzir uma determinada corrente através do circuito. De fato, a força eletromotriz V (medida em volts) através de um circuito dividido pela corrente I (amperes) através desse circuito define quantitativamente a quantidade de resistência elétrica R. Precisamente, R = V / I. Assim, se um 12 volts A bateria continua a conduzir uma corrente de dois amperes através de um comprimento de fio, o fio tem uma resistência de seis volts por ampere, ou seis ohms. O ohm é a unidade comum de resistência elétrica, equivalente a um volt por ampere e representada pela letra grega ômega. A resistência de um fio é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área de seção transversal. A resistência também depende do material do condutor.

A resistência de um condutor, ou elemento de circuito, geralmente aumenta com o aumento da temperatura. Quando resfriado a temperaturas extremamente baixas, alguns condutores têm resistência zero. Correntes continuam a fluir nestas substâncias, chamadas supercondutores, após a remoção da força eletromotriz aplicada.

O recíproco da resistência, 1 / R, é chamado de condutância e é expressa em unidades de ohm recíproco.