Como fazer uma interpretação de texto? - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Como fazer uma interpretação de texto?


Interpretação de Texto – No mundo de hoje, no qual conteúdos escritos constituem boa parte da informação que é consumida pelos indivíduos, ainda que em aparelhos digitais, como smartphones e computadores, a interpretação de texto e indispensável para nos fazer apreender o que está sendo transmitido da melhor forma. Segundo o portal Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), leitura e interpretação habilidades substanciais para um aproveitamento escolar pleno e para os estudos pré-vestibulares, o que consequentemente traz benefícios para a vida adulta.

Fazer a interpretação de texto não é somente ler o que está escrito em uma folha de papel, por exemplo. Trata-se de uma ação que consiste em estabelecer, simultânea ou consecutivamente, uma comunicação verbal ou não verbal entre duas entidades. É o ato de compreender uma determinada linguagem contida em um texto, por meio do discurso que representa a mensagem que ele transmite. Para que esta interpretação seja feita da melhor maneira, são necessárias algumas particularidades e requisitos no texto, como coesão, coerência, paragrafação e relações semânticas bem delimitadas.

Entretanto, como se trata de uma via de mão dupla, não é somente o texto que deve preencher alguns requisitos básicos, mas também aquele que o lê, ou seja, o leitor, que carrega consigo o potencial de compreender aquilo que está escrito ali e extrair dali o que está em sua gama de assimilação, com base, claro, eu seu próprio repertório pessoal e intransferível.

Não saber fazer a interpretar de texto corretamente pode gerar inúmeros problemas, afetando não só o desenvolvimento profissional, mas também o desenvolvimento pessoal. O mundo moderno cobra inúmeras competências, uma delas é a proficiência na língua, e isso não se refere apenas a uma boa comunicação verbal, mas também à capacidade de entender aquilo que está sendo lido. O analfabetismo funcional está relacionado com a dificuldade de decifrar as entrelinhas do código, pois a leitura mecânica é bem diferente da leitura interpretativa, aquela que fazemos ao estabelecer analogias e criar inferências.

Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores. Muitas vezes, apressados, os leitores se descuidam das minúcias presentes em um texto. Interpretar demanda paciência e, por isso, a releitura é uma etapa importante para a compreensão, já que nela o texto pode apresentar aspectos que não foram observados anteriormente. É importante lembrar que em geral os parágrafos não estão organizados de maneira aleatória, e normalmente estabelecem uma relação hierárquica do pensamento defendido, retomando ideias supracitadas ou apresentando novos conceitos.

É necessário, ainda, se concentrar nas ideias que de fato foram explicitadas pelo autor. É fundamental que não se crie, à revelia do autor, suposições vagas e inespecíficas. Quem lê com cuidado certamente incorre menos no risco de tornar-se um analfabeto funcional e ler com atenção é um exercício que deve ser praticado à exaustão, assim como uma técnica, que fará de nós leitores proficientes e sagazes.

Vale lembrar que um bom leitor não nasce de um dia para o outro e sim por meio de incontáveis treinos e exercícios. Sendo assim, a interpretação precisa ser exercitada, bem como a leitura.

Para mais informações, continue acessando o nosso blog e confira também as nossas redes sociais!