Como criar o Hábito da Leitura - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Como criar o Hábito da Leitura


“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”, Drummond citava em um dos seus relatos o regozijo cerca do ato de ler. Atualmente, com vários aparatos tecnológicos, a leitura não está entre as opções de entretenimento comuns entre os jovens e adolescentes.  O hábito da leitura é fundamental para estimular a imaginação e experiências. Confira algumas dicas para ajudar no processo de construção do hábito de ler:

Identifiquei temas que você gosta ou que te desperte curiosidade – Hábito da Leitura

Busque temas que te despertem a atenção, ou que você está familiarizado. Isso é essencial para que você desenvolva o hábito de ler, pois a probabilidade de você se sentir entediado com a leitura é reduzido drasticamente.

Crie um espaço e um horário regular para a leitura – Hábito da Leitura

É fundamental que você reserve um cantinho tranquilo, pois é ler é um tempo seu para com o conteúdo. Com um espaço reservado para esses momentos, com o horário – que é fundamental para se criar a rotina -, a leitura, aos poucos, tornara-se um prazer pessoal.

Ouça música durante a leitura – Hábito da Leitura

Ouvir música, nesse quesito, torna-se opcional. Muitos não conseguem se concentrar ouvindo música, e outros sentem um prazer ao vincular as duas atividades.

Converse sobre a experiência de cada livro com outras pessoas – Hábito da Leitura

Conversar sobre a leitura a é fundamental para a experiência de cada conteúdo vivenciado. É uma troca, e com isso propostas e sugestões de novas leituras vão surgindo. Cria-se, então, um ciclo com outras pessoas, e é uma forma divertida de compartilhar ideias e experiências.

O hábito é uma construção, e é importante para ampliar o vocabulário e experiência do eu com o mundo. A leitura, desde a Antiguidade, é uma ferramenta importante de conhecimento. Não perca tempo, e comece agora com a sua rotina de leitura, e compartilhe nos comentários as experiências que a leitura te proporcionou!