• Registro de Marcas e Patentes.

Célula eucarionte


Dúvidas em biologia? Saiba tudo sobre célula eucarionte e diga adeus a dúvidas e complicações na hora de estudar para o vestibular

Eucélulas, conhecidas também como célula eucarionte, são os compostos que formam os organismos unicelulares ou pluricelulares que existem em abundância em nosso ecossistema terrestre, como fungos, protistas e animais. Os organismos eucariontes possuem especificidades mais complexas do que as células eucariontes, e essas compõem a maior parte dos organismos vivos do planeta.

Os seres eucariontes somam os Reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Os humanos, por exemplo, são seres eucariontes. Além de englobarem a maior diversidade biológica deste ambiente explorado, a Terra, deve-se a existência da meiose e mitose. Em sua célula vegetal, os eucariontes possuem paredes vegetais mais duras e vacúolos citoplasmáticos maiores do que de uma célula animal.

Quais as diferenças da célula animal e da célula vegetal?

celula animal vs vegetal
celula animal vs vegetal

A célula animal, devido a sua ausência de cloroplastos, possui vacúolos bem pequenos, diferentemente da célula vegetal que em um largo vacúolo central dispõe de cloroplastos, plastídios, plasmodesmas e mitocôndrias – as quais são consideradas “fonte energética”, pois quebra moléculas para absorver energia suficiente para que a respiração celular ocorra.

Eucariontes – principais características

As células eucariontes possuem citoplasma e membrana plasmática. O que as difere de uma célula procarionte, por exemplo, é o seu núcleo bem definido, o qual organiza o seu material genético evitando que ele fique disperso no citoplasma. Devido a isso, esses seres são considerados “células com núcleo verdadeiro”.

Além disso, os eucariontes possuem uma parede que delimita e protege todo o material genético que está presente no núcleo celular. Isso faz com que os cromossomos fiquem separados de outras organelas presentes no núcleo celular. É importante ressaltar também que em seu interior existe diversos tipos de organelas que se colocam de forma bem determinada no interior celular.

Com a evolução das espécies, outras composições foram surgindo, como: o citoplasma, complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos, ribossomos, peroxissomos, retículo endoplasmático liso ou rugoso e mitocôndrias. Cada ser é composto por tecidos e órgãos que possuem funcionalidades e características que completa o sistema como um todo.

Gostou? Confere também o nosso conteúdo sobre as Células Procariontes (colocar link aqui)! Para mais informações continue acessando o nosso blog ou entre em contato conosco. Somos os Dois Pontos e o nosso objetivo é a sua aprovação no vestibular!