• Registro de Marcas e Patentes.

Célula Eucarionte


Saiba tudo sobre esse objeto que é fundamental para o ENEM e vestibular

A biologia está presente em várias esferas da vida em comum dos seres humanos. Desde a concepção de vacinas até a complexidade do DNA, entender biologia é de fundamental importância para compreender a evolução da espécie humana.

Os seres eucariontes englobam a maior parte dos organismos vivos em nosso planeta. Com raras exceções, como as bactérias, as cianobactérias e os micoplasmas. Os reinos Protista, Plantae, Animalia e Fungi soma todo o grupo dos Eukaryas, e constituem um ecossistema de diversidade biológica, na qual os fenômenos de meiose e mitose fazem parte.

A célula eucarionte

celula eucarionte - estruturas
Célula Eucarionte  Estruturas

Uma célula eucarionte possui um núcleo que é ligado diretamente à membrana celular, na qual possui outras organelas membranosas que faz com que as funções sejam compartilhadas. O núcleo da célula faz parte de uma evolução dos eres vivos que se explica pela complexidade das estruturas que compõe a célula. O material genético faz com que a especialização celular seja constante evolutiva.

Essas possuem a sua estrutura maior do que as células procarióticas, além de ter um núcleo verdade, no qual liga as organelas as membranas e aos cromossomos em forma de bastonete. O núcleo dessas células abriga todo o DNA e direciona a síntese proteica, e também dos ribossomos. A produção de ATP é de responsabilidade das mitocôndrias e o retículo endoplasmático modifica as proteínas e também sintetiza os lipídios. Além disso, no aparelho de Golgi ocorre a triagem desses.

Características gerais da célula eucarionte

celula eucarionte - o que e
Célula Eucarionte – o que é

Comumente, todas as células eucariontes possuem membrana plasmática e citoplasma. O que as diferencia de uma célula procarionte, por exemplo, é o seu núcleo bem definido e o seu material genético fica disperso no citoplasma. A biologia considera os eucariontes como célula de núcleo verdadeiro, pois a sua parede membranosa protege o material genético.

Além disso, essas células possuem um núcleo individual e delimitado, e a carioteca (núcleo) é de fundamental importância para a separação dos cromossomos de outras organelas presentes no núcleo celular. A estrutura de uma célula eucarionte é: núcleo ligado à membrana; várias organelas ligadas à membrana, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, mitocôndria e aos cloroplastos; cromossomos em forma de haste.

Gostou do nosso conteúdo? Para saber mais continue acessando o “Dois Pontos”, e siga as nossas redes sociais! Para dúvidas e esclarecimentos, entre em contato conosco! Até a próxima 😉