Argônio – O argônio é um gás nobre. Os gases nobres são os seis elementos do Grupo 18 (VIIIA) da tabela periódica. A tabela periódica é um gráfico que mostra como os elementos químicos estão relacionados entre si. Os gases nobres são às vezes chamados gases inertes porque os elementos do Grupo 18 (VIIIA) reagem com muito poucos outros elementos. Na verdade, nenhum composto de argônio foi produzido.

O argônio foi descoberto em 1894 pelo químico inglês John William Strutt, mais conhecido como Lord Rayleigh (1842-1919), e pelo químico escocês William Ramsay (1852-1916). Foi o primeiro dos gases nobres a ser isolado.

Rayleigh e Ramsay descobriram o argônio pela destilação fracionada do ar líquido. Destilação fracionada é o processo de deixar o ar líquido aquecer lentamente. Conforme o ar se aquece, diferentes elementos mudam de um líquido de volta para um gás. A porção de ar que volta para -185,86 ° C (-302,55 ° F) é argônio.

O argônio é usado para fornecer uma manta inerte para certas operações industriais. Uma manta inerte de gás impede que quaisquer produtos químicos na operação reajam com o oxigênio e outras substâncias presentes no ar. O argônio também é usado na fabricação de lâmpadas “neon” e em lasers.

Fatos rápidos sobre o Argônio

Propriedades físicas

O argônio é um gás incolor, inodoro e insípido. Sua densidade é de 1,784 gramas por litro. A densidade do ar, para comparação, é de cerca de 1,29 gramas por litro. O argônio muda de um gás para um líquido a -185,86 ° C (-302,55 ° F). Então muda de um líquido para um sólido a -189,3 ° C (-308,7 ° F).

Propriedades químicas

O argônio é quimicamente inativo. Em raras ocasiões, e sob condições extremas, forma estruturas fracas e compostas.

Ocorrência na natureza

A abundância de argônio na atmosfera é de cerca de 0,93%. Ele também é encontrado na crosta terrestre, com cerca de 4 partes por milhão.

Usos do argônio

O argônio é usado em situações em que os materiais precisam ser protegidos de oxigênio ou outros gases. Um bom exemplo é uma lâmpada incandescente, que consiste em um fio de metal dentro de um bulbo de vidro transparente. Uma corrente elétrica passa pelo fio, fazendo com que ele fique muito quente e libere a luz.

O oxigênio se combinará com o metal quente com muita facilidade, formando um composto de metal e oxigênio. Este composto não conduzirá muito bem uma corrente elétrica, fazendo com que a lâmpada pare de emitir luz.

Argônio, no entanto, é usado para evitar que isso aconteça. Como o argônio é inerte, ele não reage com o fio quente, deixando o metal quente por longos períodos de tempo. A lâmpada parará de emitir luz somente quando o metal se romper. Então não pode mais carregar uma corrente elétrica.

O argônio também é usado na soldagem. A soldagem é o processo pelo qual dois metais são unidos entre si. Na maioria dos casos, os dois metais são aquecidos a temperaturas muito altas. Enquanto esquentam, eles se fundem.

No entanto, quando os metais esquentam, eles começam a reagir com o oxigênio. Nesta reação, um composto de metal e oxigênio é formado. Torna-se muito difícil unir os dois metais se eles formarem compostos, mas a introdução de argônio no ambiente de soldagem melhora a ligação.

O argônio também é usado em lasers de argônio e em argon-dye lasers. Um laser é um dispositivo que produz uma luz muito brilhante de uma única cor (frequência). Um laser de argônio é usado para tratar doenças da pele. O laser brilha uma luz azul esverdeada na área afetada da pele. A energia do laser é absorvida pela hemoglobina e convertida em calor. A hemoglobina é o pigmento da proteína nos glóbulos vermelhos do sangue. Ela transporta oxigênio para os tecidos e dióxido de carbono a partir deles. Os vasos sanguíneos são danificados, mas depois selados, levando-os a se decomporem e serem reabsorvidos pelo corpo. Os crescimentos indesejados são achatados e as manchas escuras são atenuadas, com apenas um pequeno risco de cicatrizes.

Um laser de argônio é usado em cirurgia ocular. A cor da luz produzida pelo laser pode ser ajustada com alta precisão. Pode ser feito para produzir luz variando entre a faixa de cor verde-azul. Cada tom de verde ou azul tem uma frequência ligeiramente diferente. Pode penetrar mais ou menos profundamente nos olhos. O laser pode ser ajustado para tratar uma parte muito específica do olho. O corante de argônio é usado para tratar tumores, vasos sanguíneos danificados, condições que envolvem a retina e outros tipos de problemas oculares.