• Registro de Marcas e Patentes.

A Metamorfose Franz Kafka Resumo


A Metamorfose

A Metamorfose é uma história simbólica do  genial escritor austríaco Franz Kafka , publicado em alemão como Die Verwandlung em 1915.

A sentença de abertura de “The Metamorphosis” tornou-se uma das mais famosas da literatura ocidental:Gregor Samsa acordou uma manhã de sonhos inquietos que ele se viu transformado em sua cama em um inseto gigantesco. ”(Embora Samsa tenha sido descrita como uma barata , a palavra alemã Ungeziefer não se refere a um inseto em particular.) Seu pai tirânico o força para se esconder em seu quarto e, depois que seu pai lhe atira uma maçã, Gregor morre lentamente da negligência de sua família e de seu próprio desespero culpado.

Trata-se de uma das obras literárias mais importantes de todos os tempos, com um teor simbólico crítico ainda válido para a sociedade contemporânea, abordando as aflições da vida entre o trabalho e a convivência social e familiar.

Gregor Samsa, um vendedor ambulante, acorda em sua cama e se vê transformado em um grande inseto. Ele olha em volta do quarto, que parece normal, e decide voltar a dormir para esquecer o que aconteceu. Ele tenta rolar, apenas para descobrir que não pode devido ao seu novo corpo – ele está preso em suas costas duras e convexas. Ele tenta coçar uma coceira no estômago, mas quando ele toca a si mesmo com uma de suas muitas pernas novas, ele fica enojado. Ele reflete sobre como a vida é triste como um vendedor ambulante e como ele desistiria se seus pais e sua irmã não dependessem tanto de sua renda. Ele se vira para o relógio e vê que ele dormiu demais e perdeu o trem para o trabalho.

A mãe de Gregor bate na porta e, quando ele responde, Gregor descobre que sua voz mudou. Sua família suspeita que ele esteja doente, então eles pedem que ele abra a porta, que ele mantém bloqueado por hábito. Ele tenta sair da cama, mas não consegue manobrar seu corpo transformado. Enquanto luta para se mover, ele ouve o gerente do escritório entrar no apartamento da família para descobrir por que Gregor não apareceu para trabalhar. Ele eventualmente se balança no chão e chama a atenção para abrir a porta momentaneamente.

Através da porta, o gerente do escritório avisa Gregor das conseqüências do trabalho perdido e sugere que o trabalho recente de Gregor não foi satisfatório. Gregor protesta e diz ao gerente do escritório que ele estará lá em breve. Nem sua família nem o gerente do escritório conseguem entender o que Gregor diz, e suspeitam que algo possa estar seriamente errado com ele. Gregor consegue destrancar e abrir a porta com a boca, já que não tem mãos. Ele implora o perdão do gerente do escritório pelo seu início tardio. Horrorizado pela aparência de Gregor, o gerente do escritório sai do apartamento. Gregor tenta alcançar o gerente do escritório em fuga, mas seu pai o leva de volta para o quarto com uma bengala e um jornal enrolado. Gregor se machuca apertando a porta e o pai bate a porta com força. Gregor, exausto, adormece.

Gregor acorda e vê que alguém colocou leite e pão em seu quarto. Inicialmente excitado, ele rapidamente descobre que não tem gosto por leite, uma vez que é uma de suas comidas favoritas. Ele se acomoda debaixo de um sofá e ouve o apartamento silencioso. Na manhã seguinte, sua irmã Grete entra, vê que ele não tocou no leite e o substitui por restos de comida apodrecidos, que Gregor come alegremente. Isso inicia uma rotina em que sua irmã o alimenta e limpa enquanto ele se esconde embaixo do sofá, com medo de que sua aparência a assuste. Gregor passa seu tempo ouvindo através da parede para os membros de sua família falando. Eles frequentemente discutem a difícil situação financeira em que se encontram agora que Gregor não pode prover para eles. Gregor também descobre que sua mãe quer visitá-lo, mas sua irmã e seu pai não a deixam.

 

Gregor fica mais confortável com o corpo alterado. Ele começa a subir as paredes e o teto para se divertir. Ao descobrir o novo passatempo de Gregor, Grete decide remover alguns dos móveis para dar mais espaço a Gregor. Ela e sua mãe começam a levar móveis, mas Gregor acha suas ações profundamente angustiantes. Ele tenta salvar uma foto na parede de uma mulher usando um chapéu de pele, cachecol de pele e um casaco de peles. A mãe de Gregor o vê pendurado na parede e desmaia. Grete chama Gregor – a primeira vez que alguém falou diretamente com ele desde sua transformação. Gregor corre para fora da sala e entra na cozinha. Seu pai retorna de seu novo emprego e, ao entender mal a situação, acredita que Gregor tentou atacar a mãe. O pai joga maçãs no Gregor, e um afunda em suas costas e permanece alojado lá.

A família de Gregor começa a deixar a porta do quarto aberta por algumas horas todas as noites para que ele possa assisti-los. Ele vê sua família desgastada como resultado de sua transformação e de sua nova pobreza. Até mesmo Grete parece se ressentir com Gregor agora, alimentando-o e limpando com um mínimo de esforço. A família substitui sua empregada por uma faxineira barata que tolera a aparência de Gregor e fala com ele ocasionalmente. Eles também aceitam três pensionistas, exigindo que movam o excesso de mobília para o quarto de Gregor, o que perturba Gregor. Gregor também perdeu o gosto pela comida que Grete traz e quase cessa de comer.

Uma noite, a faxineira deixa a porta de Gregor aberta enquanto os hóspedes se aproximam da sala de estar. Grete foi convidada a tocar violino para eles, e Gregor sai do quarto para ouvir. Os internos, que inicialmente pareciam interessados ​​em Grete, ficam entediados com sua performance, mas Gregor fica paralisado por isso. Um dos pensionistas avista Gregor e eles ficam alarmados. O pai de Gregor tenta empurrar os pensionistas de volta para seus quartos, mas os três homens protestam e anunciam que vão sair imediatamente sem pagar aluguel por causa das condições repugnantes no apartamento.

Grete diz a seus pais que eles devem se livrar de Gregor ou todos eles serão arruinados. Seu pai concorda, desejando que Gregor pudesse entendê-los e partiria por vontade própria. Gregor de fato entende e lentamente se move de volta para o quarto. Lá, determinado a livrar sua família de sua presença, Gregor morre.

Ao descobrir que Gregor está morto, a família sente uma grande sensação de alívio. O pai expulsa os pensionistas e decide demitir a faxineira, que descartou o corpo de Gregor. A família leva um bonde para o campo, durante o qual eles consideram suas finanças. Meses de vida livre como resultado da condição de Gregor os deixaram com economias substanciais. Eles decidem se mudar para um apartamento melhor. Grete parece ter sua força e beleza de volta, o que leva os pais a pensar em encontrar um marido para ela.