• Registro de Marcas e Patentes.

A Arte Barroca e a Arte Barroca no Brasil


O Barroco é o nome dado ao estilo artístico que influenciou vários segmentos como a arquitetura, a literatura, o teatro, a pintura e a música e surgiu na Europa no fim do século XVII, mas seu auge foi no século XVIII. O movimento barroco iniciou-se na Itália, mas posteriormente se espalhou por outros países da Europa e também da América Latina. Devido a isso toda a cultura relacionada a esse período como relações sociais, os valores e os costumes da época foi chamada de “barroca”.

A arte barroca veio logo depois do movimento do Renascimento e teve como característica um forte gosto pela antiguidade clássica. O barroco se manifestou de maneira extravagante e ostentosa entre os grupos favorecidos pela riqueza da colonização.

A expressão “barroco”, que nomeia esse movimento, significa “grotesco” ou “absurdo” e era chamada assim pelos críticos que ridicularizavam a nova arte que abria mão das regras do estilo clássico, então vigentes.

Contexto histórico do surgimento do barroco

Depois da Reforma Protestante e a Contrarreforma que ocorreram no século XVI, a Igreja Católica perdeu o apoio e força devido à retomada das ideias teocentristas. O barroco surgiu em um momento permeado por crises políticas e religiosas. Com a intenção de parar as ideias protestantes, a Igreja Católica procurou reafirmar os valores cristãos através da arte.

Nunca houve outra época em que se tenha produzido um número tão grande de capelas e igrejas, monumentos sepulcrais e estatuas de santos. Em grande parte das regiões a igreja estava associada ao Estado e, por isso, a arquitetura barroca, que antes era apenas religiosa, passa a aparecer também em construções de palácios, tendo como objetivo causar admiração e manifestar poder.

As características do Barroco

As principais características que marcaram as manifestações artísticas do período compreendido de barroco foram:

  • Arte rebuscada e exagerada;
  • No campo da literatura foram o cultismo e o conceptismo;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Valorização do detalhe.

A Arte Barroca no Brasil

Na América Latina o Barroco ganhou maior força por meio de artistas que viajavam para a Europa. No Brasil o movimento barroco foi inserido por meio dos jesuítas, por volta do final do século XVI. Somente a partir do século XVII é que o movimento se generalizou nos grandes polos de produção de açúcar através das igrejas, principalmente na Bahia.

Depois que se passou a fase do barroco baiano, que foi caracterizado como pesado e ostentoso, o estilo artístico alcançou a província de Minas Gerais no século XVIII. Foi nesse estado que o artista Aleijadinho (1738-1814) desenvolveu satisfatoriamente uma arte de profundo apelo nacional.

Nesse período o Brasil não possuía condições de desenvolver uma atividade literária propriamente dita, devido também ao baixo número de pessoas que sabiam ler na época. O que foi feito, entretanto, foi alguns escritores que se espelhavam no trabalho de artistas estrangeiros, normalmente em espanhóis e portugueses.

A arte barroca também foi muito usada no Brasil servindo de facilitador para o doutrinamento católico, além de servir na decoração de inúmeras igrejas.