Marcas mais valiosas do mundo
Para desempenhar bem toda e qualquer tarefa em nossa vida, um dos pontos mais importantes é a inspiração. Por definição, inspiração é algo que vem de dentro, o ato ou efeito de inspirar-se em algo, ter um elemento como espelho e realizar aquela tarefa de modo a se espelhar neste.
Como sabemos, um dos sonhos mais constantes e comuns de todos os brasileiros é abrir um negócio próprio, a fim de depender apenas de si mesmo. Contudo, não basta apenas abrir uma empresa própria, mas sim ter sucesso, com o objetivo de ascender financeira e socialmente. Ter a sua própria companhia como referência no ramo de atuação é um dos desejos mais puros dos micro, médio e grandes empresários em todo o mundo.
Dessa forma, preparamos para você uma lista com as marcas mais valiosas do mundo, isto é, as companhias mais reconhecidas mundialmente pela sua influência para com o público e pelo seu valor de mercado.
Como ser uma marca de sucesso?
Ser uma empresa de sucesso com uma marca estabelecida é, sem dúvidas, uma das tarefas mais difíceis para qualquer empresário. Contudo, podem ser dadas algumas dicas que te levem mais fácil para esse caminho.
Primeiramente, uma marca fortalecida deve apresentar um diferencial das outras. Para não ser colocado no mesmo pacote, os preços podem ser mais baixos, o serviço pode ser mais eficiente, os produtos disponibilizados podem ser diferentes. Não importa qual o requisito que você irá escolher, mas algo terá que te diferenciar das outras companhias com o mesmo ramo de atuação. Caso contrário, será apenas mais uma em meio a milhares.
Em segundo lugar, o relacionamento com os seus clientes deve ser prioridade. São sempre os clientes que sustentam um negócio, e sem o apoio do público é impossível ter uma marca consolidada, tendo em vista que o mercado acompanha a vontade geral das pessoas.
Por último, mas não menos importante, deve-se priorizar a não-centralização. Não estamos falando de comando dentro da empresa, mas sim da disponibilização de serviços. No começo, uma marca pode fazer uso de apenas um elemento para se consolidar, mas esta nunca será uma referência caso ofereça apenas uma coisa aos seus consumidores.
Lista: Marcas mais valiosas do mundo
Depois de enumerados os três pilares importantes para o estabelecimento de uma marca no mercado, vamos agora à lista das marcas mais valiosas do mundo, de modo que essas te inspirem em seu negócio.
A lista foi desenvolvida e disponibilizada pela consultoria de marcas norte americana Interbrand, a qual também trabalha com outros ramos nessa área, como o SEO. A fim de colocar as marcas em ordem crescente, a empresa usou de três aspectos, os quais: receita financeira dos produtos, ou seja, o quanto aquela marca lucra; estabelecimento da marca como influenciadora no processo de compra, isto é, a partir do momento que vemos um produto de certa companhia, somos tentados a compra-lo por este simples fato; e força da marca em garantir maiores valores em seus produtos simplesmente por pertencer àquela companhia.
A seguir você poderá ver quais são as marcas mais valiosas do mundo em 2018 segundo a Interbrand. Antes de ver a lista, faça um exercício consigo mesmo e pense: Qual marca você, leitor, acha que estará em primeiro lugar? E no top 3?
10º lugar – ICBC:
É o único banco financeiro dessa lista, que apresentará as 10 mais valiosas em todo o mundo. O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) é a maior instituição bancária de todo o mundo, sendo uma empresa estatal, mas com atuação em vários continentes ao redor do globo.
Seu valor de mercado gira em torno de 59,3 bilhões de dólares.
9º lugar – Walmart:
Todo mundo já foi ou ao menos já ouviu falar em Walmart. A rede de hipermercados tem atuação mundial e começou como uma pequena loja de variedades em Bentoville, uma pequena cidade dos Estados Unidos. Nessa pesquisa, foi avaliada em 61,5 bilhões de dólares.
A maior marca do Walmart é oferecer os seus produtos com um custo baixo em relação aos concorrentes, priorizando o lucro pela quantidade vendida.
8º lugar – Verizon:
A primeira empresa do ramo de telecomunicações a figurar na lista de marcas mais valiosas de todo o mundo é a Verizon, companhia estadunidense. Foi oficialmente fundada há poucos anos atrás, 2000, devido a uma fusão entre a GTE e a Bell Atlantic, o que a fez se transformar na maior empresa de telecomunicações dos Estados Unidos.
Segundo a Interbrand, a empresa tem um valor de mercado girando em torno de 62,9 bilhões de dólares. Uma das características mais marcantes da Verizon é o investimento em marketing, já que logo em seu ano de criação investiu mais de 300 milhões de dólares somente nessa área.
7º lugar – Microsoft:
Com certeza essa foi uma das empresas a passar na cabeça do leitor quando esse texto começou. Apesar de ter figurado entre as três marcas mais valiosas do mundo durante muito tempo, a companhia fundada pelo bilionário Bill Gates caiu muito, mas continua entre as mais importantes. O valor de mercado foi avaliado em 81,2 bilhões de dólares.
Embora muitas das pessoas já tenham conhecimento dessa informação, o ramo em que atua a Microsoft é, principalmente o desenvolvimento de sistemas para computador: softwares. Estes são instalados em mais de 90% de todos os computadores pessoais em todo o mundo.
6º lugar – AT&T:
A segunda empresa do ramo de telecomunicações a figurar na lista, a AT&T é, atualmente, a maior empresa desse ramo em todo o mundo. A título de exemplo da força dessa companhia nos Estados Unidos, esta já cobriu mais de 90% de todo o território norte-americano.
No entanto, foi obrigada a se dividir em várias companhias menores de modo a incentivar a competição. Há quatro anos, em 2014, comprou a Directv Group, o que a deixou em cargo da direção da Sky.
5º lugar – Facebook:
A rede social mais utilizada em todo o mundo, com mais de 2 bilhões de usuários registrados. O Facebook começou como um projeto desenvolvido por Mark Zuckerberg na faculdade e hoje é uma marca avaliada em 89,7 bilhões de dólares.
4º lugar – Samsung:
Mais uma empresa do ramo de tecnologia a figurar nessa lista, a Samsung é uma companhia sul coreana, a qual gera a maioria esmagadora do PIB do país. É especializada no desenvolvimento, produção e distribuição de aparelhos tecnológicos, como smartphones, tablets, fones de ouvido, dentre outros. Seu valor de mercado é 92,3 bilhões de dólares.
3º lugar – Google:
Entrando em nosso top 3, a companhia Google é considerada como uma das marcas mais valiosas de todo o mundo. Também atuante no ramo da tecnologia e amplamente conhecida por seu mecanismo de busca, a empresa também fornece outros serviços, tais como sistemas de e-mail, nuvem e internet. O seu valor de mercado foi cotado em 120,9 bilhões, um pulo digno de pódio.
2º lugar – Apple:
Esta foi provavelmente a empresa que muitos pensaram quando questionamos qual a marca mais valiosa do mundo. Contudo, apesar de permanecer muito tempo no top 1, a Apple caiu uma posição e agora é a segunda colocada. Seu ramo de atuação, como a grande maioria da lista, também é a tecnologia, já que desenvolve softwares e produz aparelhos tecnológicos. O valor de mercado da companhia fundada por Steve Jobs é 146,4 bilhões de dólares.
1º lugar – Amazon:
Talvez esta informação seja uma surpresa para muitas pessoas, mas segundo a Interbrand a marca mais valiosa de todo o mundo é a Amazon. Basicamente, consiste em uma plataforma online onde os usuários podem anunciar e comprar produtos. Começou como um simples site de vender livros e hoje é avaliado em aproximadamente 151 bilhões de dólares.