História da Sony | A Sony é uma das maiores empresa de tecnologia em todo o mundo. Responsável pela fabricação de diversos eletrônicos, desde computadores até os altamente populares Playstations, a companhia tem uma história de grandes reviravoltas e curiosidades interessantes.
No artigo de hoje iremos falar mais sobre a história da Sony, passando por toda a sua trajetória até chegarmos nos dias de hoje, onde a empresa é altamente reconhecida em todo o mundo.
História da Sony: origem e principais conquistas
A Sony começou em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando Masaru Ibuka fundou uma loja de eletrônicos em uma setor de departamentos outrora bombardeado em Tóquio. Entre outras conquistas, eles foram responsáveis pela construção do primeiro gravador do Japão.
Naquela época, a empresa era conhecida como “Tokyo Tsushin Kogyo”; eles mudaram seu nome para Sony em 1958 após a expansão. O nome Sony vem da mistura da palavra latina “Sonus” (que significa sonora ou sonora) e do termo americano “Sonny” (coloquialismo para um menino).
Com a invenção do componente eletrônico conhecido como transistor, a Sony conseguiu fabricar rádios pequenos e portáteis.. Ao longo dos anos, a Sony foi responsável por muitos dos dispositivos comuns que usamos no dia a dia, como disquetes, CDs, Blu-Ray e, é claro, o Walkman, o primeiro toca-fitas portátil pessoal.
Eles também foram responsáveis pelas fitas de vídeo Betamax, que eram de qualidade superior, mas acabaram perdendo popularidade para o VHS.
História da Sony: o começo nos videogames
A primeira investida da Sony no mercado de videogames foi na verdade com a Nintendo em 1988, quando eles trabalharam em um projeto conjunto para criar uma unidade de CD-ROM para o ainda não lançado Super Famicom. Protótipos de trabalho reais foram criados e até estrearam no Consumer Electronics Show em 1991. No entanto, um dia após o show, a Nintendo dissolveu sua parceria com a Sony e optou por ir com Phillips, cuja parceria também iria se dissipar anos depois.
O então presidente da Sony, Norio Ohga, ficou furioso com o término da parceria e levou Ken Kutaragi a desenvolver o Projeto PlayStation para competir contra a Nintendo.
Em 1993, a Sony formou a Sony Computer Entertainment Inc., que na época estava mais associada à Sony Music (uma entidade financeira separada) do que ao principal ramo da própria Sony. Depois de demonstrar seu hardware em 1994, os editores de jogos começaram a se aproximar da Sony, principalmente da Electronic Arts e da Namco. As empresas de jogos foram atraídas pelo uso de hardware capaz de 3D e CD-ROMs baratos para produzir.
O PlayStation foi lançado no Japão em dezembro de 1994, na América do Norte em setembro de 1995 e na Austrália em novembro de 1995. Foi favorecido pelo mercado imediatamente devido a seus títulos superiores de lançamento e preço relativamente baixo quando comparado ao Sega Saturn.
O PlayStation foi o primeiro console a vender mais de 100 milhões de sistemas em todo o mundo.
História da Sony: Playstation 2 – o maior sucesso
O próximo console da Sony foi o PlayStation 2, lançado em 2000. A expectativa era tão alta para esse console que havia pessoas no Japão acampadas fora das lojas de jogos por dias antes do lançamento. O PS2 tinha duas grandes novidades: compatibilidade com versões anteriores (um conceito subutilizado na época) com o PS1 e a capacidade de reproduzir discos de vídeo em DVD.
Os DVDs começaram a decolar, mas os próprios players ainda eram muito caros. Com o PS2 custando um pouco menos que um player dedicado, isso permitiu à Sony encontrar um novo mercado e solidificar seu próprio formato de DVD como principal.
Ainda hoje, o PlayStation 2 ainda é o console doméstico mais bem-sucedido da história. Vendeu mais de 150 milhões de unidades. Novos consoles PS2 continuaram sendo fabricados até 2012! Seu jogo mais vendido foi Grand Theft Auto: San Andreas, com Gran Turismo 3 em segundo.
História da Sony: Playstation 3 e 4
O PlayStation 3 foi lançado no Japão e na América do Norte em novembro de 2006. O console foi o primeiro a apresentar um reprodutor de Blu-ray, ajudando novamente um dos formatos de disco da Sony a se tornar mais comum nas bibliotecas de entretenimento doméstico das pessoas.
Apenas 2 anos após o lançamento do Playstation 3, funcionários da Sony diziam que os estudos para o próximo grande console da Sony já estavam em andamento, O Playstation 4 foi lançado em novembro de 2013.
História da Sony: futuro
A Sony, atualmente, tem a sua produção altamente voltada para o setor de videogames. Apesar de ainda trabalhar com hardwares de eletrônicos em geral, os consoles compõe a principal e mais importante área da companhia.
O Playstation 5, próximo grande lançamento da Sony, foi anunciado em 2018 e confirmado em 2019, no mês de outubro. Após alguns adiamentos, o lançamento está marcado para o final de 2020, ainda sem um dia definido. O novo console promete trazer diversas inovações em termos de desempenho. Alguns especialistas dizem que poderá competir com os mais potentes PC gamers da atualidade.