História da Samsung: Fundador/Dono, Mitos, Verdades, Erros e Acertos | Ao fazer o exercício de pensar nas maiores empresas de tecnologia de todo o mundo, a Samsung é, com certeza, uma das primeiras da lista. Competindo com diversas outras multinacionais, como Apple, Motorola e, mais recentemente, Xiaomi, a Samsung teve seu início há muitos anos atrás em um segmento bastante diferente do que é conhecida hoje em dia.
Nesse artigo você vai encontrar:
- História da Samsung: Origem em outros setores e desenvolvimento;
- História da Samsung: Começa a era dos eletrônicos;
- História da Samsung: Celulares mais famosos;
História da Samsung: Origem em outros setores e desenvolvimento
Com mais de 90 anos de história, a Samsung foi fundada em meados de 1928 Na Coréia do Sul, pelo empresário Byung-Chull Lee. Conhecendo a história de outras empresas de tecnologia e aparelhos eletrônicos, a Samsung teve um começo bastante diferente.
Com uma verba bem limitada, os primeiros investimentos da Samsung foram em setores bem distintos do que estamos acostumados a ver. As primeiras atividades da empresa consistiam na importação e exportação de diversos alimentos, como peixe, macarrão, vegetais, dentre outros.
A ideia deu certo, e em menos de uma década a Samsung (que, em tradução livre para o português, significaria Três Estrelas) era uma das maiores companhias da Coréia, atuando em diversos setores. Tinha as próprias fábricas de tecido e seus próprios moinhos. Na década de 40, as principais atividades envolviam açúcar, algodão e tecidos.
Em 1950, porém, a primeira grande crise: A Guerra da Coreia começou e devastou grande parte das indústrias e companhias do país. A Samsung conseguiu sobreviver devido a grande variedade de produtos que oferecia. Quando a Guerra acabou, em 1953, a Samsung estava ainda mais forte e decidida em apostar na variedade de serviços prestados.
História da Samsung: começa a era dos eletrônicos
No fim da década de 60, mais precisamente em 1969, o mundo vivia uma verdadeira revolução tecnológica. Países como a Rússia e o Estados Unidos competiam ferozmente em uma Guerra Fria, com sucessivas tentativas de enviar o homem à Lua e provar o seu poder.
A Samsung não queria ficar para trás do avanço tecnológico, e foi quando decidiu investir no mercado de eletrônicos. O primeiro produto foi uma televisão em preto e branco, responsável por grande sucesso em seu primeiro ano de venda. A ideia, no início, era que a Samsung Eletronics (como era chamado o setor) fosse só mais uma parte da enorme companhia, que chegou até a ajudar na construção de navios. No entanto, mais tarde essa se tornaria o seu maior sucesso.
Documentos da época provam que os estudos em celulares começaram a acontecer já em meados da década de 70, onde técnicos da empresa compravam aparelhos de outras companhias para fazer testes. No entanto, o primeiro modelo foi apresentado ao público muito tempo depois, somente em 1988, o SH-100. Não foi um grande sucesso de vendas, mas entrou para a história de seu país ao ser o primeiro celular desenvolvido e fabricado na Coréia do Sul.
Desse momento em diante a Samsung passou a estudar e fabricar mais celulares, que viriam a ser um sucesso em todo o mundo. A primeira filial da multinacional sul-coreana no Brasil foi aberta em 1998.
História da Samsung: Celulares mais famosos
Ao longo da sua história, a Samsung lançou diversos celulares famosos, área em que é mais conhecida pelo mundo. Vamos relembrar alguns desses modelos abaixo:
- D500: Tratava-se de um aparelho com teclado deslizável e disponível em várias cores, bastante moderno para a época. Foi o primeiro aparelho da empresa a ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades vendidas;
- E1207: Celular compacto, com espaço para dois chips, preço acessível e alta durabilidade. É vendido até os dias de hoje em algumas lojas brasileiras, pois é ideal para aqueles celular para fazer somente ligações;
- Blue Earth: Foi um modelo bastante questionável e nunca conseguiu fazer sucesso nas vendas, mas ganhou popularidade devido à sua ousadia, já que possuía um design diferente e, teoricamente, poderia ser recarregado a partir de painéis solares na sua parte traseira;
- Samsung Galaxy Y: A Linha Galaxy é, sem nenhuma dúvida, a de maior sucesso da Samsung. O Galaxy Y é um dos mais famosos no Brasil, já contava com SO Android e era bastante compacto;
- Galaxy S20 Ultra: O último lançamento da Samsung em celulares é o Galaxy S20 Ultra. Com tecnologia e design impecáveis, podendo gravar vídeos em 8K e um processo superior a diversos smartphones de ponta, o modelo recebeu uma das melhores críticas dos últimos tempos;