Conhecer uma marca de sucesso pode ser fundamental para um microempreendedor ou empresários que possuem uma pequena ou média empresa. Isso pode evidenciar os caminhos e decisões escolhidos que resultaram em uma trajetória de sucesso. Além disso, pode mostrar também que nem só de acertos e crescimento vive uma marca, de modo a inspirar e levar um empreendedor que está começando a entender sobre altos e baixos. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Cacau Show, uma das principais marcas de chocolates 100% brasileira.
Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Cacau Show: origem e primeiros passos
- História da Cacau Show: o mercado atual e perspectivas
História da Cacau Show: origem e primeiros passos
Alexandre Tadeu da Costa, conhecido atualmente como Alê Costa, é fundador e CEO da Cacau Show. Ele começou a sua trajetória trabalhando com encomenda de pequenos ovos de páscoa de 50g em 1988, ainda com 17 anos. Já nessa época, percebeu que o mercado não abrangia esse tipo de produto, então resolveu investir o capital das primeiras vendas na produção de chocolates artesanais.
Passou um período vendendo seus produtos para outras lanchonetes e lojas comercializarem. Foram anos adotando essa estratégia e, nesse tempo, tratou de profissionalizar ainda mais o seu negócio, buscando aperfeiçoar técnicas de conserva, embalamento, etc.
Alexandre também tinha uma ótima visão do que o mercado pedia e chegou a vender até mesmo salgadinhos e sucos durante o verão, em que a demanda por chocolates era menor, além de investir em uma máquina de fabricação de panetones para os finais de ano.
A primeira loja da Cacau Show propriamente dita foi construída apenas em 2001, já com o nome e a logo da empresa, em Piracicaba, interior do estado de São Paulo. Os anos conseguintes foram de muito sucesso e de crescimento da marca, que estabeleceu lojas em outras cidades. Em 2005, recebeu o prêmio de “Melhor Franquia do Ano” na categoria Confeitaria e Cafeteria, dado pela parceira entre a Fundação Getúlio Vargas e a Editora Globo.
História da Cacau Show: o mercado atual e perspectivas
Trinta e dois anos após as primeiras produções de chocolate, a Cacau Show, chefiada por Alexandre, conta com cinco fábricas em território nacional com a capacidade de produção de até 12 mil toneladas anuais de chocolate, localizadas nas cidades de Campos do Jordão, Curitiba, São Paulo e Itapevi.
Além disso, está presente em todo os estados brasileiros com mais de 2000 lojas espalhadas por cerca de 1000 municípios. Graças a esse crescimento, em 2008, a Cacau Show se tornou a maior loja de chocolates finos do mundo, ultrapassando a estadunidense Rocky Mountain.