História da Hering: como a empresa familiar se tornou uma marca bilionária
História da Hering. A Hering é uma das principais marcas do Brasil e vende peças de vestuário com bom custo-benefício e alta qualidade. A empresa começou a quase 150 anos atrás com uma dupla de irmãos alemães imigrantes que chegaram ao Brasil com vontade de produzir bastante e revolucionar o mercado têxtil do país. Neste texto vamos te contar a história de como foi fundada e toda a trajetória de crescimento exponencial da Hering.
- Quem fundou a Hering?
- Como a Hering ficou famosa?
- Expansão nacional e internacional da Hering
- Quem comanda a Hering atualmente?
- Qual é o tipo capital da Hering?
- Expansão do e-commerce da Hering
- Curiosidades
- Quais são os números de vendas da Hering atualmente?
Quem fundou a Hering?
A Hering é uma empresa familiar fundada no ano de 1880 em Blumenau, Santa Catarina. A Hering foi fundada pelos irmãos Hermann e Bruno Hering, dois alemães naturalizados brasileiros. Hermann imigrou para o Brasil em 1878 e começou a montar a estrutura maquinaria para fundar uma fábrica têxtil e quando viu que sua ideia ia se concretizar chamou o restante da família para vir ao Brasil. A esposa, os filhos e o irmão, Bruno, chegaram em solo brasileiro em 1880 e os irmãos inauguraram então a Trikotwaren Fabrik Gebrüder Hering.
Como a Hering ficou famosa?
A loja foi crescendo exponencialmente, em 1915 a Hering já era considerada a maior produtora têxtil do Brasil, até passar por um grande avanço na década de 70 durante o milagre econômico brasileiro, um período de crescimento econômico elevado durante a ditadura militar brasileira. A marca lançou a camiseta básica oficial em 1970, um dos produtos mais vendidos da marca. A camiseta foi uma grande inovação pois era usada apenas como peça íntima e a Hering foi a responsável por tornar a camiseta branca casual. A peça ficou muito famosa entre os jovens e em 1997 a marca atingiu 5 bilhões de camisetas produzidas e distribuídas. A camiseta alavancou o alcance e o tamanho da empresa que começou a ter projeção nacional.
A Hering também ficou muito famosa pela alta qualidade das peças, os desenvolvedores da malharia da marca fazem estudos para conseguir efetivar e aumentar a qualidade e durabilidade dos materiais usados para produzir as roupas. A Hering também não trabalha com segunda linha.
Expansão nacional e internacional da Hering
A Hering teve um grande avanço de crescimento durante o milagre econômico brasileiro na década de 70 que possibilitou que a empresa expandisse as fábricas e, consequentemente, os pontos de venda para todo o Brasil e internacionalmente. A Hering possui atualmente quase 800 lojas próprias distribuídas em território brassileiro e mais de 20 lojas internacionalmente, presentes nos países: Uruguai, Bolívia e Paraguai. A marca também trabalha com grandes lojas de varejo e departamento e está presente em mais de 16 mil pontos de vendas.
A segunda geração da família Hering começou a exportação da malharia da Hering, no ano de 1964, o que possibilitou uma expansão no nível internacional da empresa.
Quem comanda a Hering atualmente?
A Hering é originalmente uma empresa familiar e sempre teve algum membro da família Hering no comando. Atualmente o diretor executivo da empresa é Fábio Hering, da 5a geração da família Hering. Fábio, 63, já falou em entrevistas que está preparando seu filho, Thiago Hering, para assumir o seu cargo daqui a alguns anos.
Qual é o tipo capital da Hering?
A Hering é uma empresa com capital aberto, o IPO (oferta pública inicial), que é o processo de ofertar a empresa no mercado de ações da bolsa de valores pela primeira vez, foi feito no ano de 2007 com o intuito de captar recursos financeiros para iniciar um novo ciclo de crescimento. Fabio Hering declarou em entrevista para a Folha de S. Paulo que a empresa quadruplicou de tamanho entre os anos de 2007 e 2015, muito devido aos recursos advindos do IPO.
Expansão do e-commerce da Hering
A pandemia de COVID-19 não foi a primeira crise sanitária que a Hering enfrentou, a marca passou pela pandemia de gripe espanhola em 1918 e abalou economicamente a empresa. A pandemia de COVID-19 foi bem diferente, a empresa usou das circunstâncias para desenvolver o e-commerce da marca, as vendas online se tornaram um grande setor para a marca. O e-commerce da Hering cresceu cerca de 161% no terceiro trimestre de 2020. O CEO Fabio Hering falou em entrevista para a Folha de S. Paulo que um dos principais problemas da marca no período de pandemia foi acompanhar a quantidade de vendas com as limitações de produção causadas pelas restrições sanitárias.
Curiosidades
Hering é o nome da família de origem alemã, mas também significa “arenque” em tradução para o português. Arenque é uma espécie de peixe muito comum em águas salgadas do hemisfério norte. Os peixes se tornaram inspiração para a logo da marca, que são dois peixes entrecruzados.
Quais são os números de vendas da Hering atualmente?
Atualmente estima-se que a Hering possui um valor de mercado superior a R$4 bilhões de reais, sendo considerada uma das maiores marcas do Brasil. A marca emprega mais de 7 mil funcionários e, em 2019, chegou a fechar a receita bruta superior a R$430 milhões de reais. A empresa está em seu 142 ano de atuação no mercado de vestuário e com domínio do mercado.
Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações.