Zona Temperada
Devido ao formato do nosso planeta Terra, o qual se assemelha com uma esfera, a incidência da luz solar é diferente em cada localidade do globo, o que interfere bastante no clima, na vegetação, na fauna e na flora daqueles territórios.
Dessa forma, a Geografia dividiu o planeta em zonas climáticas, onde cada uma possui suas características particulares. Para isso, foi usado um sistema matemático cartesiano, onde o topo e a parte inferior da linha vertical representariam 90º, e a extremidades da linha horizontal representariam 0º.
A partir disso, foi criada algumas linhas latitudinais para definir a separação das Zonas Climáticas. A linha horizontal a 0º ficou conhecida como linha do Equador, traçando a metade exata do globo terrestre. Em inclinações de 23º27’ a Sul e a Norte, foram criados Trópicos (de Câncer, para norte e de Capricórnio, para Sul). Em inclinações maiores, de 66º33’ para Norte e para Sul, foram criados Círculos Polares (do Ártico, para Norte e do Antártico, para Sul).
Feita a criação dessas divisões, as zonas climáticas também puderam ser feitas: dentro dos trópicos, a zona ficou conhecida como Zona Tropical (ou Zona Quente), entre os trópicos e os círculos polares, as zonas ficaram conhecidas como Zonas Temperadas (do Norte e do Sul). Já para cima dos círculos polares, as zonas Norte e Sul ficaram conhecidas como Glacial Ártico e Glacial Antártico, respectivamente.
Clima Temperado
As áreas cobertas pela Zona Temperada possuem um clima característico, o qual ficou conhecido pelo mesmo nome. O Clima Temperado possui estações do ano bem definidas, ou seja, os verões com temperaturas elevadas, o outono com temperaturas gradativamente mais baixas, o inverno frio e a primavera com temperaturas gradativamente mais altas.
Contudo, como cobre uma área grande do globo terrestre, há variados tipos de climas temperados, dependendo da altitude e das condições de umidade e pluviosidade, as quais se diferenciar devido às condições geográficas de cada região. Os oceanos que situam-se em regiões da Zona Temperada são conhecidos como “água temperada”.
Os principais tipos de climas temperados são:
- Clima subtropical mediterrâneo: Situado em regiões que variam entre as latitudes de 30 e 50º, o clima subtropical mediterrâneo é caracterizado como um dos únicos em que o inverno é associado com a época do ano de alta precipitação (alto índice de chuvas). As temperaturas nessa estação são amenas, devido às correntes marítimas quentes. Já o verão é caracterizado por um clima seco e quente, que é amenizado em regiões costeiras, devido às correntes frias do oceano. Alguns exemplos de cidades que possuem esse tipo de clima podem ser dados, tais quais Lisboa, em Portugal, Roma, na Itália, Santiago, no Chile, e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul;
- Clima subtropical úmido: Situado em regiões que variam entre as latitudes de 25 a 35º, o clima subtropical úmido ocorre geralmente em cidades do interior do continente, podendo também ser em países na costa leste dos continentes. Ao contrário do subtropical mediterrâneo, esse clima é caracterizado por verões quentes e úmidos, motivado pela ação das monções (ventos sazonais), o que pode aumentar ainda mais a sensação de calor. Os invernos são secos e frios, principalmente no leste asiático, devido à pressão atmosférica alta. Alguns exemplos de cidades que vivem sob esse clima podem ser dados, tais como Houston, nos Estados Unidos, Brisbane, na Austrália, Porto Alegre e Curitiba, no Brasil;
- Clima temperado marítimo: O Clima temperado marítimo situa-se em regiões com latitude entre 45 e 60º. Nesse clima, devido às ações das correntes marítimas, os verões são nublados e úmidos, com temperaturas frescas. Já os invernos possuem temperaturas consideravelmente menores, mas que são amenos se comparadas às outras regiões de latitudes parecidas. Podem ser dados alguns exemplos de cidades conhecidas que vivem sob esse clima, tais como Paris, na França, Skagen, na Dinamarca e Ponta Delgada, nos Alçores;
- Clima temperado continental: Ocorre em latitudes semelhantes ao temperado marítimo, porém em porções mais interiores aos continentes. É caracterizado pela escassez de chuvas, principalmente no inverno, e pelas temperaturas bem definidas ao longo dos anos, já que o verão é quente e inverno, frio. Algumas cidades amplamente conhecidas que vivem sob esse clima são Moscou, a capitão da Rússia, Chicago, nos Estados Unidos e Kiev, na Ucrânia;
No Brasil, a região Sul é caracterizada por ter um Clima Temperado, onde na sua extremidade setentrional é notado o Temperado Úmido e na parte mais a Sul é observado o Clima Temperado Super Úmido, devido à maior força das correntes marítimas existentes nessa região.
Floresta temperada
Devido às condições climáticas, a Zona Temperada possui uma floresta característica, que é principalmente influenciada pelo inverno rigoroso, característico dessas regiões. A Floresta é conhecida como caduca, uma vez que, no Inverno, as folhas caem e as ávores ficam descobertas. Isso ocorre devido a um fenômeno comum, onde os vegetais, para conseguir sobreviver às temperaturas rigorosas do inverno, e às secas normais nesse período do ano, “sugam” os nutrientes das folhas, armazenando-os nos troncos e caules.
Essa queda das folhas começa a acontecer, na maioria das vezes, no Outono, onde adquirem uma coloração alaranjada, pois a produção da clorofila é interrompida, o que dá lugar a outras pigmentações. Esse fenômeno faz com que o solo ganhe uma camada grossa de matéria orgânica, favorecendo a formação de musgos e pequenos arbustos, dando mais densidade para a floresta.
A fauna e flora dessa floresta possuem características específicas, e podem ser exemplificadas como:
- Flora: Carvalho, Nogueira, Salgueiro, Pinheiro, Cedro, dentre outros;
- Fauna: A fauna possui uma grande diversidade, onde se incluem: esquilos, veados, ursos, javalis, lobos, cangurus e várias aves, sendo algumas noturnas, como as corujas. Para se esquivar das condições severas do inverno, alguns animais constituintes da fauna da Floresta Temperada armazenam nutrientes ao longo das outras estações, o que os permite hibernar. Outros, que não praticam esse armazenamento, migram para áreas costeiras, as quais possuem condições mais favoráveis;
Como a Floresta Temperada é uma área que cobre várias regiões em todo o mundo, há condições diferentes e características de evolução distintas. Desse modo, as espécies encontradas em cada região são diferentes, mesmo que possuam semelhanças entre si (como a caducidade dos vegetais e a capacidade de hibernar de alguns animais).