• Registro de Marcas e Patentes.

Transitividade Verbal: 3 dicas simples e eficientes


O verbo, no âmbito da predicação verbal, pode ser classificado no campo da transitividade verbal. A transitividade verbal indica o tipo de ligação que um verbo, em seu estado transitivo, estabelece com os seus complementos.

O verbo de ligação é aquele que liga o sujeito e as suas características. Os verbos de ligação, por exemplo, opõem-se aos verbos significativos, pois nele já contém um conceito definido. Eles existem a fim de ligar dois elementos dentro de uma oração, cumprindo a sua função sintática dentro de uma oração. Os exemplos de verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, tornar-se, etc.

Além dos verbos de ligação, a transitividade verbal carrega outras derivações. Vamos citar quais são eles, com dicas simples para você não se esquecer como se aplica a transitividade verbal dentro de uma oração!

Verbos transitivos direitos (VTD) e verbos transitivos indiretos (VTI)

Os verbos transitivos diretos (VTD) são aqueles que necessitam de um complemento direto na oração, pois na ausência do verbo, a frase se apresenta totalmente sem sentido.

Exemplo:

Maria ouve música pelo Spotify todos os dias.

Os verbos transitivos indiretos (VTI), por sua vez, são os verbos que pedem um complemento indireto, pois sem ele a frase se apresenta totalmente sem nexo. O objeto indireto responde as perguntas: de quê? para quê? de quem? Com o objetivo de direcionar a ação verbal na oração.

Exemplo:

Camila acredita em você.

Verbos Bitransitivos ou Transitivos Diretos e Indiretos (VTDeI)

Neste caso, o verbo necessita dois complementos – diretos e indiretos – para dar sentindo verbal na frase. Nomeados de verbos bitransitivos, a transitividade verbal se aplica o objeto direto como coisas, e o objeto indireto como pessoas.

Exemplo:

Gabriel não vai emprestar o carro para você.

Verbos Intransitivos

Os verbos intransitivos não necessitam de complemento, pois possuem sentido simples. Comumente, são acompanhados de predicativo ou de adjunto verbal.

Exemplo:

Você vai?

Agora que você sabe o emprego da transitividade verbal, e as suas especificidades, que tal visitar o nosso site para mais informações e novidades? Nós somos o Curso Dois Pontos e reunimos os melhores profissionais com foco na sua aprovação no ENEM. Venha fazer parte do time Dois Pontos você também!