Quais são os biomas brasileiros? - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Quais são os biomas brasileiros?


Quais são os biomas brasileiros? – O Brasil é um país de dimensões continentais, sendo de longe o maior território da América do Sul. Dessa forma, é fácil imaginar que vários são os biomas brasileiros e diversas são as diferenças deles entre si.

O Brasil possui seis grandes biomas terrestres, classificados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -, os quais: Pampa, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Amazônia.

 Quais são os biomas brasileiros?Resumo sobre os biomas brasileiros

Como falado anteriormente, são seis os grandes biomas terrestres presentes no Brasil. Nesse tópico falaremos rapidamente sobre cada um deles:

 

– Pampa: ­– Quais são os biomas brasileiros?

– Pampa: ­- Quais são os biomas brasileiros?

Dos seis grandes biomas brasileiros, o Pampa é o único que se dá exclusivamente no Brasil. Ocupando a parte extremo Sul do país, esse bioma tem como característica climática as estações do ano bem definidas. Dessa forma, os invernos são realmente frios e o verão é quente, o que é diferente do que ocorre em grande parte do Brasil.

A vegetação é, na maior parte, de gramíneos e arbustos, além de poucas árvores de pequeno porte. Os primeiros grandes rebanhos do Brasil se deram nesse local, devido ao grande espaço sem vegetação. Esse é um dos motivos para que o sul seja hoje reconhecido como a região do churrasco.

 

– Pantanal: – Quais são os biomas brasileiros?

– Pantanal: – Quais são os biomas brasileiros?

O Pantanal é o menor bioma brasileiro em extensão territorial, ocupando apenas os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O clima é quente durante quase todo o ano, com verões chuvosos e invernos secos.

A vegetação é composta por arbustos, gramínea e árvores de médio porte, como o jaburu. O nome pantanal faz referência aos pântanos, que são locais alagados e comuns nesse bioma.

– Mata Atlântica: – Quais são os biomas brasileiros?

– Mata Atlântica: – Quais são os biomas brasileiros?

A Mata Atlântica é um dos biomas mais diversos de todo o mundo, ocupando praticamente toda a área litorânea do Brasil. Dessa forma, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo são totalmente ocupados por esse bioma, além de grande parte do Paraná e outras porções de mais onze estados.

A vegetação é bastante densa, basicamente formada por árvores de médio e grande porte. O clima é quente e com altos índices pluviométricos durante todo o ano.

– Caatinga: – Quais são os biomas brasileiros?

– Caatinga: – Quais são os biomas brasileiros?

A caatinga é um bioma característico do nordeste brasileiro, ocupando a grande maioria dos estados da região, além do extremo norte de Minas Gerais. É localizado no sertão nordestino e possui um clima quente e muito seco, mas que não chega a ser desértico.

A vegetação é composta por arbustos e árvores com troncos retorcidos e folhas adaptadas ao clima quente e seco. Os cactos, espécie de plantas tão famosas em todo o mundo, são características marcantes da Caatinga.

– Cerrado: – Quais são os biomas brasileiros?

– Cerrado: – Quais são os biomas brasileiros?

O cerrado é um dos biomas mais diversos do Brasil em questão de espécies, perdendo apenas para a Amazônia. Tem períodos de chuvas, geralmente no verão: dezembro a fevereiro; e períodos de secas, geralmente no inverno: de junho a agosto.

A vegetação possui árvores de pequenos portes, em grande parte com troncos retorcidos. Além disso, há muitos arbustos e gramíneas, com árvores espalhadas (resultando em mata aberta).

– Amazônia: – Quais são os biomas brasileiros?

– Amazônia: – Quais são os biomas brasileiros?

A Amazônia é o maior bioma brasileiro, compondo quase 50 por cento do território nacional. Também possui a maior diversidade.

O clima é bastante quente e muito úmido, chovendo quase todos os dias. Em relação à vegetação, possui várias espécies de árvores de médio e grande porte, bastante próximas umas às outras, formando uma mata fechada.