• Registro de Marcas e Patentes.

Pronome oblíquo


A língua portuguesa é uma das mais ricas quando o assunto é o número de classes gramaticais e suas variações. Durante um texto ou mesmo em uma fala usamos dezenas dessas modalidades sem sequer perceber, mas isso não significa que o estudo da língua de forma meticulosa não seja importante para a comunicação.

Mesmo que no dia a dia o diálogo possa acontecer sem grandes ruídos mesmo sem pensarmos em cada classe de palavra estamos usando, é importante conhecer bem suas particularidades para utilizá-las de forma correta e garantir que a mensagem seja passada da maneira mais assertiva e eficiente possível.

  • Os pronomes

Uma das classes de palavras mais utilizadas na língua são os pronomes, um típico conjunto de vocábulos que empregamos de forma natural, quase sem perceber e, também por isso, uma das que mais são empregadas de forma equivocada. Vamos então conhecer melhor o que são os pronomes!

Em suma, os pronomes são palavras que acompanham ou substituem os substantivos. Existem várias subdivisões de pronomes são elas: Pronomes Pessoais; Pronomes Possessivos; Pronomes Demonstrativos; Pronomes de Tratamento; Pronomes Indefinidos; Pronomes Relativos; Pronomes Interrogativos.

  • Os pronomes pessoais

    pronome obliquo - portuguespronome oblíquo  português

Basicamente, os pronomes pessoais são aqueles que acompanham ou substituem a pessoa da sentença.

Os pronomes pessoais podem ser classificados em dois tipos, os pronomes pessoais do caso reto e os pronomes pessoais do caso oblíquo.

Os pronomes pessoais do caso reto exercem a função de sujeito ao passo que os pronomes pessoais do caso oblíquo exercem a função de substituir substantivos e complementar verbos. Veremos mais sobre os pronomes oblíquos mais à frente.

  • Pronome pessoal do caso oblíquo

No aspecto do emprego em frases, o pronome pessoal do caso oblíquo pode ser utilizado como objeto direto, objeto indireto ou complemento nominal, também podendo funcionar como agente da passiva e adjunto adverbial.

Eles são divididos entre os pronomes oblíquos átonos e os pronomes oblíquos tônicos. Confira a tabela com cada um dos pronomes pessoais do caso oblíquo

Pronomes oblíquos átonos Pronomes oblíquos tônicos
Singular Plural Singular Plural
1ª Pessoa Me Nos Mim Nós
2ª Pessoa Te Vos Ti Vós
3ª Pessoa O, a, se, lhe Os, as, se, lhes Ele, ela, si Eles, elas, si

            – Pronomes pessoais do caso oblíquo átonos

pronome obliquou - livro
pronome obliquou – livro

Os pronomes da 1ª e 2ª pessoa são utilizados como objetos direto ou indireto. Ex.: Todos me olharam (olhar alguém- objeto direto); Enviaram-te o envelope esta manhã (enviar algo a alguém- objeto indireto).

Os pronomes o, a, os e as são utilizados como objetos diretos. Ex.: Beijou-a e se despediu (beijar alguém- objeto direto).

Os pronomes lhe e lhes são utilizados como objetos indiretos. Ex.: Dei-lhe um belo presente (dar algo a alguém- objeto indireto).

– Pronomes pessoais do caso oblíquos tônicos

Uma característica que torna fácil a distinção dos pronomes oblíquos tônicos é que eles são sempre seguidos por preposições. Eles podem ter as seguintes funções:

– Complemento nominal

– Objeto indireto

– Objeto direto

– Agente da passiva

– Adjunto adverbial