• Registro de Marcas e Patentes.

Os Tipos de Energia


Os Tipos de Energia – A energia é algo que está presente em todos os momentos da nossa vida. Seja pela lâmpada que ilumina o ambiente que estamos, pela luz solar que ilumina o dia, por manter os itens elétricos funcionando ou até mesmo por possibilitar que nós, humanos, façamos as funções mais básicas do dia a dia, como andar, correr, pular e até mesmo pensar.

Contudo, mesmo que com essa presença constante e contínua, é um pouco difícil de definir esse conceito em palavras quando vamos estuda-lo, até porque este pode englobar muitas coisas (como já foi dito no parágrafo anterior). Apesar disso, muitos estudos são desenvolvidos todos os anos, os quais tem o objetivo de fazer-nos entender melhor o significado dessa palavra e tudo que ela pode englobar.

O conceito de Energia – Os Tipos de Energia

os tipos de energia
os tipos de energia

Etimologicamente, o termo “energia” se deriva de uma palavra grega “ergos”. A tradução livre desse termo para o português significaria algo como “trabalho”. Desse modo, é possível se ter uma breve noção sobre o conceito de energia, pois está altamente relacionado com o trabalho.

Estudiosos chegaram em um consenso que, mesmo que contestado, dá um significado geral para o conceito de Energia. Basicamente, a energia é a capacidade de um corpo, seja ele vivo ou não, de realizar trabalho, isto é, uma quantificação do quanto certo objeto pode fazer uma determinada atividade ou não. Para melhor entendimento, podemos fazer uma associação com um carro, que anda apenas se a sua bateria estiver carregada, ou seja, se este possuir energia.

Quais são os tipos de energia? – Os Tipos de Energia

O primeiro princípio da Termodinâmica define a energia como algo que já está no universo e não pode, em hipótese alguma, ser criado do nada. Desse modo, os físicos dizem que toda energia é transformada. Mas, afinal, como assim transformada? Existem variados tipos de energia?

A resposta para essa pergunta pode ser simples ou complexa. De forma geral, sim, existem vários tipos de energia que podem ser observados no universo. O que pode deixar essa sentença mais complicada é a definição desses variados tipos de energia, além de como pode ocorrer a transformação de uma para outra.

Além disso, a energia pode ser dividida de duas diferentes formas: a primeira se diz respeito a sua forma encontrada na natureza. Essas são as energias renováveis, que podem ser geradas infinitamente e risco de acabarem (como a energia eólica e a energia solar) e as energias não renováveis, isto é, aquelas que possuem um máximo de uso disponível e que, quando este se acaba, não é mais possível gerar capacidade de trabalho daquele meio (como a energia de combustão, gerada pelo carvão mineral e pelo petróleo).

A outra forma de divisão da energia leva em conta a sua forma de transformação, isto é, como aquela energia dá capacidade de trabalho a algo ou alguém. Neste agrupamento, possuímos maiores ramificações para esse conceito, dos quais:

Energia Mecânica: – Os Tipos de Energia

Esse é o tipo de energia mais trabalhado na Física, que usa esse conceito e suas fórmulas para prever o possível movimento dos objetos em espaços diversos no universo. Sua definição se relaciona com o significado geral da energia, já que é descrito como a capacidade dos corpos de realizar trabalho. No entanto, esse trabalho está mais relacionado com o movimento em si que aquele corpo pode desempenhar.

Pode ser dividida de duas formas gerais:

  • Energia Cinética: é a energia dos objetos em movimento, ou seja, o quanto aquele corpo em especial está usando ou irá usar para desempenhar um movimento específico, em um ambiente específico e em condições específicas de velocidade e aceleração;
  • Energia Potencial: esse tipo de energia é a própria capacidade dos objetos, em um momento que estão parados, de realizar movimento. Basicamente, a energia potencial está armazenada em um corpo e irá ser convertida em energia cinética;

Há vários outros conceitos relacionados à Energia Mecânica, os quais são todos estudados pela Física. Destes, se destacam a Força, a Aceleração e a Velocidade, os quais foram explicados e exemplificados por Isaac Newton, quando este desenvolveu as Três Leis de Newton.

Energia Térmica: – Os Tipos de Energia

A Energia Térmica está altamente relacionada com a temperatura de um determinado corpo ou ambiente. Em níveis mais específicos e técnicos, se descreve como a agitação das moléculas subatômicas, de modo que enquanto maior for a energia desses corpos (fornecida pela energia do Sol, elétrica, dentre outras) maior será a agitação dessas moléculas, e enquanto maior agitação das moléculas maior a temperatura daquele corpo em específico.

A Energia Térmica é uma matéria muito estudada pela Química, onde vários conceitos importantes se destacam, como a Calorimetria, Entropia, Entalpia, Calor Latente e Sensível, dentre outros.

Energia elétrica: – Os Tipos de Energia

Esse conceito é, provavelmente, um dos mais presentes atualmente em nossas vidas. Hoje em dia, não nos imaginamos vivendo sem a energia elétrica, tendo em vista que grande parte dos objetos que utilizamos são advindos desse conceito, como o computador e até a iluminação artificial (lâmpadas).

É uma área mais estudada pela Física, e é definida a partir da carga elétrica das moléculas subatômicas. Essas cargas se movem de uma molécula à outra, gerando uma corrente, que é popularmente chamada de eletricidade. Há outros vários conceitos relacionados à energia elétrica, como o potencia elétrico, a Lei de Coulomb, as Leis de Ohm, o eletromagnetismo, dentre outros.

Energia Luminosa: – Os Tipos de Energia

Também muito estudado pela Física, a energia luminosa é aquela que produz luz visível aos nossos olhos. É esse tipo de energia que permite os seres humanos e os animais a enxergarem, pois é este tipo de energia que reflete nos objetos, e esse reflexão chega aos nossos olhos, que constrói uma imagem e manda para o cérebro.

A maior fonte de Energia Luminosa para nós é o Sol, mas todas as lâmpadas, quando acesas, também podem ser fonte artificial. Alguns dos conceitos relacionados a esse tema são a Reflexão, Refração e os Espelhos.

Energia Sonora: – Os Tipos de Energia

O som também é uma forma de energia, que é percebido pelos humanos da mesma forma que a luz, por ondas. Contudo, por propriedades diferentes dessas ondas, a Energia Sonora não pode ser vista pelos nossos olhos, mas sim ouvida pelos nossos ouvidos, que percebem a vibração dessas ondas e mandam a informação para o cérebro, que as organizam em formas de sons perceptíveis, o qual damos significados pré-estabelecidos.

Energia Nuclear: – Os Tipos de Energia

Todos os elementos existentes no mundo, sejam estes materiais ou imateriais, são constituídos por átomos, e estes possuem núcleos, os quais são carregados de energia (de número maior ou menor, dependendo do elemento em questão). É um conceito bastante usado na sociedade pós-moderna, principalmente pela Medicina, como na Radioterapia e nos Raios-X.

Além disso, em países mais desenvolvidos, é utilizada para gerar energia elétrica. A energia nuclear também pode ser usada para fins negativos, como as bombas nucleares. É uma matéria estudada pela Física e pela Química, e alguns conceitos importantes podem ser citados, como a Radioatividade e o Lixo Nuclear.