• Registro de Marcas e Patentes.

Intertextualidade – Tipos


A intertextualidade é o nome que se dá à relação existente entre dois textos. É uma técnica bastante utilizada em várias áreas da Linguagem, onde uma obra já escrita serve de base para uma nova que está sendo desenvolvida.

Apesar de poder ocorrer de forma acidental, a intertextualidade é, na maioria das vezes, um método pensado, que tem como objetivo justamente fazer alusão à algo que já fora escrito em algum momento.

Tipos de Intertextualidade

A intertextualidade é uma técnica da linguagem que pode ocorrer de várias formas. A essas formas foram dados nomes e singularidades. As mais comuns são:

  • Paródia: A paródia ocorre a fim de subverter, com altos níveis de sarcasmo, o texto original. Seu maior objetivo é promover a crítica e a reflexão do tema tratado nas obras.
  • Paráfrase: A paráfrase nada mais é do que a repetição de algum texto anterior, mas escrito com palavras diferentes. O objetivo é uma recriação de algo já existente.
  • Epígrafe: A epígrafe é uma técnica bastante utilizada no início de textos e artigos acadêmicos. Consiste na utilização de uma passagem de outra obra base, a fim de, a partir desta, iniciar-se um pensamento/pesquisa.
  • Citação: A citação é a cópia direta de algum trecho contido em uma obra já existente. Serve para legitimar o argumento de algum indivíduo acerca de algum tema, visto que o autor do trecho citado é, geralmente, alguém reconhecido.
  • Referência ou alusão: Ocorre quando um texto atual faz se utiliza de elementos de outros textos para a construção do argumento ou história.
  • Tradução: É a passagem de um texto para outra língua. A tradução é considerada uma intertextualidade, pois permite o uso de expressões e termos únicos de uma língua em específico.

Outros tipos de intertextualidade também podem ser citados, tais como bricolagem, sample, pastiche, dentre outros.