• Registro de Marcas e Patentes.

Diferença entre moral e ética


Diferença entre moral e ética – Constantemente tido como sinônimos pelo senso comum, a ética e a moral são conceitos filosóficos que, apesar de se complementarem, apresentam grande distinção entre si, tanto na etimologia quanto nos significados.

Diferença entre moral e ética

Ética – Diferença entre moral e ética

A etimologia da palavra Ética vem do grego “ethos” que, ao pé da letra, significa “habitat” ou “morada”. Contudo, na filosofia, assume-se um significado de “modo de ser” ou até “caráter”.

Partindo deste pressuposto, a ética é um tipo de ser da espécie humana, como nos deparamos às situações e às relações com outras pessoas da nossa sociedade. A ética no senso comum é tida como algo positivo, ou seja, se o indivíduo age eticamente, este está tendo uma conduta correta baseada nos princípios e valores pré-estabelecidos pela sociedade.

No estudo da Filosofia, a palavra Ética tem como significado um área do conhecimento que procura estudar e explicas as regras morais existentes numa sociedade. Dessa forma, esse conteúdo discute o que é certo e o que é errado em uma visão geral sobre o mundo, ou seja, baseando-se em regras universais. É como se a ética, para a filosofia, fosse o estudo sobre a moral.

Moral – Diferença entre moral e ética

A etimologia da palavra moral vem do latim “Morales”, que tem como significado algo próximo a “relativo aos costumes”. Diante disso, a moral pode ser vista como as verdades que um indivíduo obtém a partir de sua vivência e do meio em que este está inserido.

A moral na filosofia está relacionada às regras impostas em uma sociedade que norteiam um indivíduo para seu modo de viver. Está intrinsecamente ligada ao geral de uma cultura. Em resumo, a moral é aquilo que uma sociedade impõe como certo ou errado e, diante disso, possui enorme variação de lugar para lugar.

Exemplos de ética e moral no dia a dia – Diferença entre moral e ética

Para melhor entendimento do leitor, separamos algumas situações do dia a dia que poderão facilitar a diferença entre o conceito de moral e o conceito de ética.

Primeiramente, podemos pensar que você está andando na rua e uma pessoa idosa lhe pede dinheiro. Segundo a Ética, você não possui nenhuma obrigação de dar aquele dinheiro, pois isso é uma ação individual e se vale apenas dos valores que você tem com valiosos. Além disso, você não é obrigado por lei a dar aquele dinheiro (o que caracteriza a Ética) Por esse motivo, dar ou não o dinheiro depende da sua Moral.

No segundo caso, podemos pegar um exemplo inverso do que foi dado no parágrafo anterior: você está dentro de sua casa e, por achar que não há problema algum nisso e você não está tirando os direitos de ninguém (Moral), você planta Maconha e fuma. Isso, no entanto, é proibido por lei, e está errado eticamente.

Agredir uma pessoa é um exemplo que é errado diante da ética e da moral. Você será punido por aquilo, pois é errado socialmente (Ética). Além disso, você está prejudicando outra pessoa, o que transforma a atitude em errada perante a Moral.